Equilibre sua vida e transforme seus objetivos com as formas-pensamentos assertivos


Por Elen Lisboa

 
Conquistar objetivos mais ousados, equilibrar a vida financeira e melhorar a percepção da realidade. Esses propósitos podem se tornar possíveis através da forma-pensamento assertivo. Um termo ainda desconhecido para parte da população, mas que possui seus efeitos positivos comprovados em todo o mundo. A forma-pensamento nasce como uma técnica libertadora que busca transformar a sua rotina através de novas informações, que são reprogramadas com foco em um resultado final – por exemplo, criar um novo hábito.

As técnicas voltadas para a mente cresceram gradativamente nos últimos anos, principalmente depois da divulgação de pesquisas que comprovaram que mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de doenças e transtornos relacionados à mente.

Ano após ano, os estudos ficam mais intensos e novas descobertas sobre o assunto são feitas. Médicos, escritores, terapeutas e especialistas do mundo todo passaram a estudar sobre a mente e descobrir as principais maneiras para mantê-la saudável. A partir dos estudos, ficou comprovado que os vícios se tornam altamente prejudiciais para a vida de qualquer pessoa, especialmente aquelas que desejam manter a saúde mental.

Basicamente, a nossa mente funciona como um computador que acumula informações, memórias e experiências, no entanto, nem sempre ela estará preparada para utilizar esses recursos de forma positiva. É o caso de quando você está preparado para fazer uma viagem a trabalho – importante para o seu futuro profissional –, mas a sua mente o faz pensar que a melhor opção para aquele momento é ficar em casa, descansando, pensando em outros problemas. Na sua mente surgem, inicialmente, pequenas “desculpas” para não ir ao compromisso, após isso, começam a surgir outros pensamentos mais preocupantes e, caso isso não seja resolvido, a sua mente projeta situações amedrontadoras. Quando você percebe, não foi ao seu compromisso e ficou com aquele sentimento de culpa e remorso.

A partir daí, é que as frustrações aparecem, pois por não conseguir cumprir as tarefas simples, como fazer uma viagem, você passa a acreditar que não é uma pessoa boa o bastante ou que nunca dá certo aquilo que almeja. Esses sentimentos, comuns às pessoas, podem ser reflexos de uma mente doente. Por isso, neste momento, te proponho a imaginar quantas vezes você já desistiu de uma grande oportunidade, de um belo sonho, que estava batalhando há anos, por conta de um pensamento destrutivo?

Acredito que muitos de vocês responderam que isso já ocorreu pelo menos uma vez ou que isso acontece por muitas vezes. O primeiro passo para eliminar os pensamentos autodestrutivos e palpar as suas metas é reestabelecer-se, através de exercícios simples, que te ajudarão a desapegar-se daquilo que tanto te limita.

Forma-pensamento com positividade e autoconhecimento

Um dos mais famosos escritores do mundo, Joseph Murphy por muitos anos falou sobre a importância da mente positiva. As afirmações positivas são importantes dentro do processo de forma-pensamento assertivo, pois são elas que proporcionarão a sensação de bem-estar e leveza que a mente precisa para ficar saudável. De acordo com a OMS, o conceito de saúde está diretamente ligado ao bem-estar físico, mental e social. Deste modo, a partir deste momento, você utilizará afirmações positivas, como “eu vou conseguir”, “eu posso”, “eu sou feliz, eu me amo e me aceito do jeito que sou”.

Outra dica importante é transformar os simples hábitos em hábitos positivos. E lembre-se, neste momento não estamos falando daquilo que você gosta de fazer. Pelo contrário, nem sempre o que mais gostamos é o certo. Os hábitos positivos são aqueles que estão ligados ao nosso corpo físico e espiritual, proporcionando benefícios gradativos as mais diversas áreas da vida. A partir de agora, é necessário que você passe a colocar energia positiva e amor em tudo que você faz, por exemplo, nos estudos, no trabalho, nas atividades físicas e até mesmo naquelas atividades que você considera entediante. Um exemplo disto é a leitura. Existem pessoas que reafirmam o tempo todo que odeiam ler, mas o que elas não percebem é que a leitura pode ser prazerosa quando ela “se abre” para isso. Então, esteja aberto para fazer atividades que você talvez nunca se interessou, mas que pode gostar.

E, para finalizar, acrescente o mais importante: o autoconhecimento. Um fator que ajuda no processo de forma-pensamento assertivo, pois simplifica o acesso e a exploração ao subconsciente. Quando permitimos nos conhecer melhor, observamos o nosso valor no mundo e passamos a nos cuidar mais.

É importante frisar neste processo de forma-pensamento assertivo da mente que o mais importante é você estar disposto a cuidar mais de você, a se amar e se valorizar. Todo e qualquer processo só é possível quando nos abrimos para “dar o nosso melhor”, respeitando os nossos limites e acreditando na nossa capacidade emocional, física e mental. Hoje, aproveite para se desafiar realizando esses exercícios em prol da sua mente. 
 
* Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF). Cursou com os professores de Harvard Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey, na infraestrutura da Universidade, formação em Imunidade à Mudança individual e em times e equipes pela empresa Minds at Work.

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