5 passos para acabar com a ansiedade

Por Elen Lisboa

Considerada o “mal do século”, a ansiedade é um distúrbio de saúde mental que acomete 33% da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil lidera o ranking mundial, com 9,3% de sua população apresentando algum tipo de transtorno de ansiedade.

Apesar de comum, ela ainda gera muitas dúvidas – sobretudo sobre como é possível evitá-la. Abaixo, listamos cinco passos que podem te ajudar a lidar com a ansiedade.

1. Aprenda a identificar uma crise

A ansiedade é caracterizada por sintomas como falta de ar, palpitações, taquicardia, tremores, confusão mental e nervosismo. De forma geral, uma pessoa acometida por uma crise experimenta uma sensação de medo demasiado e irreal – seja de morrer ou de não ter controle sobre si mesmo ou sobre determinadas situações.

O autoconhecimento e a identificação dos sintomas é um fator de extrema importância, já que permite evitar uma piora dos sintomas – isto é, uma ansiedade maior causada pelo medo de não saber a causa de seus sintomas.

2. Respire

O controle da respiração é um dos principais aliados para combater a ansiedade. Isso porque a mudança no ritmo respiratório envia sinais para o ramo parassimpático do sistema nervoso, que trabalha então para diminuir a frequência cardíaca e promover uma sensação de calma. Enquanto isso, os sinais enviados para o sistema simpático ajudam a controlar a liberação de hormônios de estresse, como o cortisol.

Embora a ação básica envolva o ato de respirar devagar e profundamente, existem diversos tipos de exercícios de respiração que podem funcionar melhor para algumas pessoas do que para outras. De todo modo, lembre-se de sempre inspirar expandindo a barriga em vez do tórax – o que garante uma maior concentração de oxigênio.

3. Procure identificar as causas

Podem ser os estudos, o trabalho, o relacionamento, os imprevistos do dia a dia, tudo isso junto ou nenhuma dessas opções. As causas para a ansiedade variam de pessoa para pessoa e nem sempre são fáceis de identificar. Por isso, uma boa tática pode ser tentar observar padrões entre os momentos de maior ansiedade: o dia da semana, o local ou o assunto do momento no qual ela se manifestou, por exemplo. Caso sinta necessidade, considere também procurar a ajuda de um profissional, como um psicólogo, para ajudar a identificar e resolver tais questões.

4. Reveja seus hábitos – e crie novos

Não é nem preciso dizer que o stress é um caminho certeiro para a ansiedade. Apesar de a conclusão ser simples, porém, eliminar fatores estressantes do dia a dia quase nunca é. Por isso, o ideal é acrescentar à rotina atividades que ajudem a canalizá-lo e a promover um tempo de relaxamento para a mente e para o corpo.

Nesse quesito, exercícios físicos e práticas como a meditação são alguns dos primeiros a serem recomendados. Procure também praticar atividades das quais você gosta e que talvez ainda não tenha tido a iniciativa de começar: da música à jardinagem, vale tudo o que lhe trouxer paz e satisfação.

5. Faça da alimentação uma aliada

Alimentos como café, chá preto, guaraná e álcool podem piorar quadros de ansiedade por seus efeitos estimulantes. Já os calmantes, como o maracujá e a camomila, podem ajudar a desacelerar um pouco – embora não devam ser consumidos demasiadamente, assim como qualquer outro alimento.

* Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF). Cursou com os professores de Harvard Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey, na infraestrutura da Universidade, formação em Imunidade à Mudança individual e em times e equipes pela empresa Minds at Work.

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