O que é e como funciona a terapia de Barra de Access?

Por Dalva Umbelina*

Embora esteja associada somente ao cérebro, a Barra de Access é uma terapia que promove grandes transformações para o corpo humano. O tratamento, que trabalha 32 pontos diferentes da cabeça, é um dos primeiros que sugere uma forma de mudança por meio de liberação de energias e eliminação de crenças limitantes. Apesar de ter sido desenvolvida na década de 90, a Barra de Access ganhou popularidade nos últimos anos por meio dos casos de pacientes que alcançaram a satisfação em diversas esferas da vida. 

Por ser uma terapia alternativa, a Barra de Access é indicada para crianças, adultos, gestantes e idosos. E é uma grande aliada para tratamentos de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), hiperatividade, problemas de concentração e memorização e dificuldades nos relacionamentos. No caso da Barra, o mais importante é ficar atento às peculiaridades de cada tratamento, já que o tempo varia de acordo com a idade. Por exemplo, no caso de uma gestante, em que o tempo indicado é de no máximo 20 minutos.

Durante a sessão, o paciente deve praticar alguns exercícios sugeridos pelo terapeuta. O uso de frases motivacionais é bastante comum, pois são elas que auxiliarão no processo de transformação. Por isso a importância de seguir todos os passos introduzidos no tratamento, porque são eles que mudarão os padrões a que o paciente está acostumado. 

As perguntas são extremamente importantes durante a sessão de Barra de Access porque é a partir delas que o paciente eliminará as crenças. Grande parte das pessoas que procuram uma terapia estão acostumadas com afirmações, pois elas se limitam através delas. No entanto, quando um espaço é aberto para se perguntar, o paciente abre também um leque de possibilidades dentro do cérebro. Isto é, ele para de observar o problema – porque parou de crer nas afirmações – e dá ênfase às possíveis soluções – por meio das perguntas específicas. Se está passando por um momento ruim, a pessoa fará a pergunta “como posso melhorar?”. E é a partir desta alternativa de melhora que o paciente ganha uma dose extra de motivação. 

Estudos realizados pela neurociência comprovaram, através de eletroencefalogramas, que o comportamento sofre alterações antes e depois da Barra de Access. Nesta pesquisa, foram colocados capacetes com 19 eletrodos que são usados para medir a atividade cerebral.

Eles apontaram que após uma sessão de Barra de Access, o cérebro do paciente fica mais ativo. O grande motivo dessas alterações é que os impactos maiores da terapia ocorrem no inconsciente, que é o local onde as crenças ficam. 

Deste modo, ao concluir o tratamento, é possível que o paciente consiga observar grandes mudanças na forma de enxergar as relações humanas e, também, na forma como observa a si próprio. Por esses motivos, é bastante comum as pessoas confundirem a Barra de Access com o BodyTalk, já que ambas trabalham com pontos específicos. É importante frisar que a Barra só toca os pontos pré-estabelecidos, enquanto o BodyTalk faz, primeiro, uma leitura neuromuscular e depois foca nos pontos específicos, que aparecem após a leitura. 

A Barra de Access é uma terapia que pode ser adaptada à rotina do paciente, como um mantra. Isto mostra que as sessões aliadas aos exercícios diários podem provocar inúmeras mudanças. Os ensinamentos também podem ser aplicados durante o curso de Barra de Access, que ocorre em apenas um dia e qualquer pessoa pode participar. Ao aprender as técnicas necessárias para desenvolver esta terapia, o paciente poderá aplicá-la dentro do seu contexto familiar. Para o terapeuta, é muito importante que haja essa troca de informações com o paciente, de forma que ele esteja pronto para receber a Barra de Access e consiga transformar a sua vida por meio dela. 

* Dalva Umbelina é terapeuta em BodyTalk pela IBA Global Healing, terapeuta prânica pelo Instituto Golden Prana, terapeuta Barras de Access pelo Instituto Barras Access Consciousness. É ainda certificada em Constelação Familiar e pós-graduada em Educação Sistêmica, ambos pela SEDAC, e tem formação acadêmica em educação física e estética pelo Centro Universitário de Várzea Grande - Univag. Ela também é coach formada pelo IBC - Instituto Brasileiro Coaching.

 

Leia também

Transforme a meditação em um hábito de vida

Descubra qual é a meditação mais indicada para a sua rotina e transforme-se com seus benefícios.

O que acontece após uma sessão de Constelação Familiar?

A coach Elen Lisboa explica como se dá esse processo.

Qual a diferença entre Meditação e Mindfulness?

No artigo, a coach Elen Lisboa explica as diferenças e as características de cada conceito.

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS
×

Não vá embora ainda!

Antes de sair, olha o que preparamos com muito carinho pra você! :)

Como definir prioridades e alcançar objetivos
eBook
+ Planner mensal
+ Planner semanal