Qual a diferença entre Meditação e Mindfulness?

* Por Elen Lisboa

Embora um tenha tudo a ver com o outro, os termos meditação e Mindfulness se referem a dois conceitos diferentes. Mas, afinal, quais são as definições e características de cada um?

Para começo de conversa, é preciso entender que Mindfulness é meditação, mas meditação não necessariamente é Mindfulness. Isso porque a meditação, que tem origens milenares, possui diversas vertentes, como a hindu, a cabala e a zen budista, sendo o Mindfulness mais uma delas. 

O termo meditação, por si só, remete a uma prática que tem como pilar induzir o relaxamento físico e mental, funcionando de forma autoinduzida e autoaplicada. Ela atua como uma espécie de higiene física, mental, emocional e espiritual e consiste em uma prática laica e sem cunho religioso.

Mindfulness, por sua vez, é a prática da meditação com um foco em atenção e em estar presente – daí a utilização do nome "Atenção Plena" em sua versão em português. Apesar da tradução popularizada, o termo mais exato para representá-lo, considerando-se sua epistemologia original, seria "Atentividade", referindo-se muito mais ao caminho percorrido em direção ao foco e à atenção do que ao resultado obtido nesse processo. 

Ele tem origem no budismo e apresenta algumas diferenças fundamentais em relação à meditação como se conhece inicialmente. Nele, ao invés de esvaziar a sua mente, o indivíduo busca se concentrar em ideias, ações ou acontecimentos específicos, objetivando tirar o melhor proveito e a melhor experiência deles.

Dessa forma, o Mindfulness não remete apenas àquele momento em que se está sentado sozinho em um momento de contemplação individual. Ele pode, por exemplo, ser praticado enquanto um indivíduo conversa com outro e aplica, naquele diálogo, todo o seu foco, sua concentração e seu esforço de compreensão. 

Justamente por essas características, o Mindfulness costuma ser considerado uma espécie de "exercício" para a mente, aprimorando seu desempenho tanto em relação ao autoconhecimento quanto em relação a tarefas, como estudos ou trabalho. Seus efeitos podem ser observados, ainda, no estado físico, proporcionando bem estar e colaborando para o desenvolvimento de quem o pratica.

Agora que você entendeu as diferenças e as características de cada uma, que tal colocar seus conceitos em prática? Na videoaula "Mindfulness na prática" é possível assistir o passo a passo de como inserir essa prática na sua rotina. 

*Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF). Possui formação em Coaching Express pela Condor Blanco, credenciada a Associação Internacional de Coaches Profissionais. Cursou com os professores de Harvard Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey, na infraestrutura da Universidade, formação em Imunidade à Mudança individual e em times e equipes pela empresa Minds at Work.

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