Quem pode fazer coaching?

* Por Elen Lisboa Rodrigues Bellandi

Embora esteja majoritariamente associado às pessoas voltadas ao mundo dos negócios, o processo de Coaching não se limita a esse público. Quando o consideramos, devemos ter em mente que donas de casa, estudantes e crianças podem ser beneficiados tanto quanto executivos, diretores, CEOs e empresários. Isso porque, no Coaching, o alvo a ser atingido é específico de cada cliente.

Dentre várias histórias e conceitos que se tem conhecimento, a maioria concorda que foi no cenário esportivo que a figura do coach se consagrou, como o próprio nome sugere – coaching vem do inglês treinamento e coach, treinador. Posteriormente, o mundo dos negócios adotou o Coaching Esportivo, sendo bastante assertivo e tendo, sobretudo, se popularizado neste momento. Mas além do campo dos esportes e dos negócios, existem variações do Coaching que podem ser aplicadas em diferentes casos. 

O curso de Coaching Express, da organização chilena Condor Blanco, que forma profissionais coachs, por exemplo, ensina diversas modalidades. Coaching de Talentos, para desenvolver o potencial natural do indivíduo; de Mulheres, para compreensão dos diferentes papéis da vida; de Jovens, para definição de carreira; Life Coaching, que consiste em apoiar o coachee (cliente) a descobrir, criar e sustentar o que ele mais quer e, profundamente, deseja para sua vida; dentre outros. O objetivo das diversas modalidades é que os coachees aprendam a superar as adversidades e a ter resultados em todas as áreas da vida. 

É possível ainda usar o Coaching para alcançar metas pré-definidas. Uma pessoa que busca o emagrecimento saudável, por exemplo, pode, além do médico endocrinologista, nutricionista e do personal trainer, contar com a ajuda de um coach. Esse profissional ajuda a pessoa a emagrecer com técnicas específicas, reavaliando sua vida, seus objetivos e propósitos, mas também trabalhando a qualidade de vida desse paciente.

No geral, o processo de Coaching tem por objetivo auxiliar pessoas no alcance de seus objetivos e sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais. O importante é procurar o Coaching não quando estiver com um problema, mas quando estiver buscando soluções. Por exemplo: quando sentir que está estagnado; que começou a executar um plano, mas não vai para frente; que quer começar a fazer algo de forma diferente, mas não sabe como; etc.

E por que você deve acreditar que o Coaching dará resultados? Porque é um processo totalmente personalizado. Ele considera que cada pessoa tem suas particularidades, o jeito que aprende, a forma como vê o mundo, os valores, no que acredita. 

Depois de tomar a decisão de fazer Coaching, fique atento na hora de escolher o profissional com o qual irá se atender. Atualmente, existem muitos deles no mercado. Para contratar um bom coach, procure saber qual a formação dele, qual metodologia ele usa, quantas horas têm de experiência, quanto ele investe por ano na própria formação e quem é o coach dele. Além dessas questões, e de buscar as referências e certificações do profissional, procure ainda saber se ele atende na área e/ou segmento que você deseja. 

* Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF). Possui formação em Coaching Express pela Condor Blanco, credenciada a Associação Internacional de Coaches Profissionais. Cursou com os professores de Harvard Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey, na infraestrutura da Universidade, formação em Imunidade à Mudança individual e em times e equipes pela empresa Minds at Work.

Leia também

Transforme a meditação em um hábito de vida

Descubra qual é a meditação mais indicada para a sua rotina e transforme-se com seus benefícios.

O que acontece após uma sessão de Constelação Familiar?

A coach Elen Lisboa explica como se dá esse processo.

Qual a diferença entre Meditação e Mindfulness?

No artigo, a coach Elen Lisboa explica as diferenças e as características de cada conceito.

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS
×

Não vá embora ainda!

Antes de sair, olha o que preparamos com muito carinho pra você! :)

Como definir prioridades e alcançar objetivos
eBook
+ Planner mensal
+ Planner semanal