Enem, provas e concursos: tenha mais foco e menos distrações

* Por Elen Lisboa Rodrigues Bellandi

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. A prova, dividida em duas etapas, nos dias 5 e 6 de novembro, tem 9,2 milhões de inscritos e, por se tratar de um momento decisivo para o futuro da maioria dessas pessoas, pode vir acompanhada de muita pressão e consequente desestabilidade emocional, ainda que o candidato tenha se preparado para fazê-la. Esse é o caso não apenas do Enem, mas também de provas em geral, como os concursos públicos.

Pensando em aumentar o foco, a concentração e a capacidade de planejamento, algumas dicas do Coaching podem ser colocadas em prática e te ajudar a ter maior rendimento nestas empreitadas da vida. Primeiro de tudo, aumentar o foco e a concentração está totalmente relacionado a eliminar as distrações. Com menos distrações, a possibilidade de você estar focado aumenta. 

Algumas distrações são quase universais, como as de cunho tecnológico e digital. Mas é, sim, possível fazer com que smartphone, tablet, televisão, associados às redes sociais, sites de entretenimento, etc. não te atrapalhem. Como? Deixando o celular em modo avião, estudando em um ambiente sem eletrônicos e estabelecendo horários para checar e-mails e redes sociais.

"Quando temos um objetivo, temos que identificar quais fatores nos distraem. Sem possíveis distrações, nosso olhar estará voltado somente àquilo que almejamos.​"

Também é comum a distração em virtude da desorganização. De modo geral, quando não sabemos o que encontrar e/ou onde encontrar, demoramos o dobro de tempo para encontrar. Além disso, não basta que tudo esteja organizado de modo que somente nós mesmos possamos compreender. É importante considerar o caso de uma pessoa ter que nos ajudar ou utilizar o mesmo ambiente/material que nós e acabar por desorganizá-los. A dica é separar, etiquetar e catalogar suas coisas, dividindo-as em tipos específicos, como papéis, livros, etc. Por mais que seja trabalhoso, torna tudo mais visual e compreensível aos olhos de todos e, no final das contas, você estará ganhando em energia e tempo.

Enquanto algumas distrações são previsíveis, outras passam despercebidas. É o caso da carência enquanto distração. Para realizar com maior assertividade nosso plano de ação em direção a uma aprovação, precisamos minimizar ao máximo todos os tipos de carência que estejamos conscientes na nossa vida. Algumas delas comuns, como falta de tempo e de recursos (dinheiro, estrutura física). Outras pouco convencionais, mas tão importantes quanto, como a carência de amor, de diversão e de uma boa alimentação, por exemplo. 

Para eliminar qualquer tipo de distração, a dica é relacionar todas as necessidades básicas para que você esteja em equilíbrio. Por exemplo: preciso de três horas de estudo por dia, não me sentir só, refeições no horário certo, etc. Depois de tudo relacionado, abasteça-se com um pouco mais do que o suficiente em cada uma dessas coisas. Por exemplo: quatro horas de estudos por dia, encontrar-me uma vez por semana com meus amigos, preparar as refeições da semana para que sejam feitas no horário, sem possíveis inconvenientes. Ou seja, garanta que você esteja com boas reservas.

Outro fator que diminui nosso poder de concentração é a recompensa imediata. Quando temos um sonho, nesse caso ingressar em uma universidade, tendemos a ter o conflito se recompensamo-nos de imediato ou a longo prazo. Acaba que, uma das grandes causas da distração e do adiamento da realização dos nossos projetos, é que tendemos a querer ser recompensados diariamente. Um exemplo disso é quando você tem uma rotina de estudos de quatro horas por dia e, no meio desse momento, é convidado para um encontro de amigos. Se você achar que as duas horas que você já cumpriu foram suficientes e decidir que “merece” sair, você está se recompensando de imediato.

Para evitar esse tipo de situação, a dica é mentalizar qual será sua recompensa quando atingir seu objetivo. Imagine você já na universidade, sem uma rotina tão pesada de estudos, contando aos seus amigos sobre o curso que tanto sonhou. E como “sobreviver” enquanto isso não acontece? Aprenda a se sentir recompensado de outras maneiras. Depois de uma rotina de quatro horas de estudos conforme o planejado, dê a si mesmo como recompensa um episódio da sua série favorita, um passeio com seu animal de estimação, ou até mesmo o encontro com seus amigos na hora livre do final de semana.

Quando temos um objetivo, temos que identificar quais fatores nos distraem. Sem possíveis distrações, nosso olhar estará voltado somente àquilo que almejamos. E com essas dicas, sabemos que a recompensa virá depois. Se não agora, em um futuro cada vez mais próximo. O importante é aperfeiçoar os estudos e não desanimar. Segundo pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), um centro de referência no estudo de tecnologias avançadas, podemos sim mudar um hábito ou comportamento apenas com a prática, ou trocando por outro. O segredo é persistir e ter paciência.

* Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF). Possui formação em Coaching Express pela Condor Blanco, credenciada a Associação Internacional de Coaches Profissionais. Cursou com os professores de Harvard Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey, na infraestrutura da Universidade, formação em Imunidade à Mudança individual e em times e equipes pela empresa Minds at Work.

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