5 dicas para não perder o foco no final do ano

* Por Elen Lisboa Rodrigues Bellandi

Um ano inteiro – ou parte dele – dedicado a atingir uma meta ou melhoria e, de repente, 15 dias entre dezembro e janeiro, período de Natal e Réveillon, são suficientes para levar tudo por água abaixo. Para não passar por isso todo final de ano, você precisa se preparar de uma forma diferente, com planejamento.

Não importa qual seja a meta que você está perseguindo (emagrecimento, sucesso profissional, vida saudável, passar num concurso, ter tempo para a família), é preciso manter o foco para que, quando o novo ano começar, você continue de onde parou e não tenha que começar do zero, tudo outra vez.

Nesse sentido, o Coaching pode te ajudar, mesmo quando você e o seu objetivo estão tirando férias. Confira.

1- Previamente, faça uma lista da importância do seu objetivo

Antes de embarcar em uma viagem, ir para a casa dos parentes ou relaxar em casa, dedique um tempo de pelo menos 30 minutos para colocar no papel o porquê você está buscando aquela meta. Carregue essa lista com você, na carteira ou na bolsa, para os momentos de desânimo.

Dica

Se o seu objetivo é alcançar uma promoção no serviço, faça uma lista de tudo que você fez até agora para conseguir isso (network, pontualidade) e o que deverá ser feito para dar continuidade no ano seguinte (cursos de atualização). 

2 – Escolha um horário do dia para mentalizar aquilo que você aspira

Todos os dias, sem exceção, tire cinco minutos, preferencialmente pela manhã, para ensaiar mentalmente qual o seu objetivo e o que você fez até agora e o que ainda fará para alcançá-lo.

Dica

Você está fazendo uma dieta? Quando se está de férias é difícil lembrar que a sensação que você terá quando alcançar seu objetivo será melhor que as delícias da casa da sua mãe. Por isso, reserve um momento para focar-se na sua meta.

3 – Estipule hábitos regulares 

Você está de férias, mas certos objetivos precisam que determinadas tarefas sejam feitas periodicamente para que eles não se percam. Isso vai te ajudar a não sofrer na hora de retomar a rotina.

Dica

Se o seu objetivo é passar num concurso ou vestibular, reserve momentos para fazer a revisão das matérias ao longo das férias. Duas a três vezes por semana, duas horas por dia. Deixe isso previamente determinado.

4 – Escolha um incentivador

Ainda que você tenha o compromisso de lembrar-se todos os dias do seu objetivo, escolha uma pessoa de sua confiança para ser um apoiador. Essa pessoa deve te ajudar a lembrar-se do quão determinado você pode ser. 

Dica

Se o seu objetivo é emagrecer, escolha um colega que esteja com o mesmo propósito que você. Peça para ele mandar mensagens de incentivo. Você também pode fazer o mesmo por ele.

5 – Permita-se!

Qualquer objetivo de melhoria precisa de pequenas recompensas ao longo do caminho. Emagrecer, conseguir uma promoção no trabalho ou passar em um concurso não vai acontecer da noite para o dia. Então aproveite esse período para permitir-se um pouco sair da linha. Isso vai te ajudar a mostrar o quão focado você está.

Dica

Se você está seguindo uma rotina de exercícios físicos matinais, permita-se dormir um pouco até mais tarde. Ou, deixar de ir a academia à noite para jantar com os amigos.

* Elen Lisboa Rodrigues Bellandi é coach pela Erickson College e pela Integrated Coaching Institute (ICI), ambas credenciadas pela International Coaching Federation (ICF). Possui formação em Coaching Express pela Condor Blanco, credenciada a Associação Internacional de Coaches Profissionais. Cursou com os professores de Harvard Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey, na infraestrutura da Universidade, formação em Imunidade à Mudança individual e em times e equipes pela empresa Minds at Work.

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