Conheça o método Smart de planejamento



As metas são tarefas específicas com prazos pré-estabelecidos, diferente dos objetivos, que são aspirações abrangentes e concretas. Mas para traçar tanto as metas quanto os objetivos é necessário um processo minucioso e eficaz de planejamento. Dentro deste contexto surge o método Smart, ferramenta bastante utilizada nas sessões de Coaching, que consiste em uma forma inteligente de gerenciar metas e objetivos.

Smart é uma sigla composta pelas iniciais de cinco palavras, originalmente usadas em inglês, que integram as etapas de elaboração de metas. São elas: specific (específico), measurable (mensurável), achievable (alcançável), realistic (realista) e timed (tempo definido).

O primeiro passo para utilizar o método Smart de planejamento é avaliando se a meta é específica, isto é, se os objetivos dela são claros e concisos. “Esta etapa é importante porque permite que o paciente estabeleça um objetivo que realmente deseja atingir”, explica a coach Elen Lisboa.

Após este processo, é iniciado o procedimento para torná-lo mensurável. Ou seja, você irá aprofundar-se e medir o seu objetivo, indicando a quantidade de tempo, o custo, o peso na sua vida e a distância.

Já a etapa de alcance é importante para saber se, naquele momento, o seu objetivo está acima da sua realidade, o que pode acarretar em desânimo e desistência. Nesta etapa, é preciso avaliar se existem condições necessárias que favoreçam o cumprimento dos seus objetivos.

A satisfação em realizar uma meta é imensa, por isso é necessário avaliar o quanto ela vale para você. A relevância da meta é que te auxiliará a persistir em busca dela. Para isso, responda qual o significado desta meta para você e quais os resultados positivos que ela te trará.

E, por fim, é necessário estabelecer um tempo para o cumprimento desta meta, que pode ser de pequeno (dias), médio (meses) ou longo (anos) prazo. Para concluir esta última etapa, é importante avaliar quais ferramentas você tem ao seu alcance neste momento, por exemplo, se estabelecer dois meses para o cumprimento da meta, você realmente conseguirá alcançá-la no tempo que estabeleceu?

“A autoavaliação tanto no processo de realidade quanto no de tempo é importante para que o paciente não fique frustrado. Um dos grandes problemas encontrados no planejamento é justamente que queremos tanto algo, que deixamos de lado a nossa realidade e o tempo que demandará até alcançar aquele objetivo. Em vista disso, cada etapa faz a diferença no processo como um todo, por isso é necessário dar a devida visibilidade para cada uma delas”, avalia Elen. 

Leia também

“O Judiciário abraçou de uma forma carinhosa a Constelação Familiar porque viu os grandes resultados desta técnica”, diz terapeuta

A especialista Dalva Umbelina fala sobre a importância das terapias alternativas, como elas são trabalhadas durante uma sessão e em quais pacientes elas devem ser aplicadas.

4 mitos e verdades sobre o Tarô Sistêmico

Esclareça as principais dúvidas sobre esta técnica de orientação e aconselhamento.

Existe cunho religioso nas terapias e técnicas complementares de desenvolvimento humano?

A coach Elen Lisboa responde dúvidas sobre os conceitos e focos por trás de algumas das principais técnicas terapêuticas.

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS
×

Não vá embora ainda!

Antes de sair, olha o que preparamos com muito carinho pra você! :)

Como definir prioridades e alcançar objetivos
eBook
+ Planner mensal
+ Planner semanal